sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Atividade 01 - Utilizando a fotografia

Olá pessoal...Depois de ler um pouco sobre Mídia Educação, e com base nas questões apresentadas anteriormente, vamos propor uma atividade prática envolvendo um dos segmentos da mídia, a FOTOGRAFIA! Vale lembrar que as questões do tópico anterior são uma base e podem ajudar no desenvolvimento das atividades práticas envolvendo mídia-educação.

É possível trabalhar com a fotografia de diversas maneiras, como o registro do ambiente em que o indivíduo vive, o caminho que ele faz de sua casa até o trabalho ou escola, o que lhe chama a atenção em determinada região etc.

O primeiro passo é escolher o público que participará desta atividade e delimitar o espaço que será analisado. Logo após, é necessário explicar o conceito de fotografia, o funcionamento das câmeras, e rapidamente algumas técnicas básicas relacionadas aos vários ângulos em que a foto pode ser registrada.

Desta vez, vamos supor que o trabalho seja realizado com alunos do ensino médio, que serão divididos em grupos de dois ou três jovens e ficarão responsáveis por uma câmera fotográfica. Cada grupo terá que analisar o caminho que cada indivíduo de seu grupo faz para ir da sua casa até a escola, escolhendo as coisas ou situações que mais lhe chamam a atenção.

Com as câmeras em mãos, os alunos irão fazer o registro das situações de seu cotidiano que normalmente passam despercebidas. Posteriormente, as fotografias reveladas serão reunidas em sala de aula para que cada grupo faça uma análise mais profunda, escrevendo o significado geral de cada foto e aprendendo a enxergar, com a ajuda do professor, cada ícone que ficou registrado.

Após esta análise, as fotografias são trocadas de grupos, que repetirão o mesmo processo, porém, desta vez com material e situações que provavelmente estarão vendo pela primeira vez.

Ao final da análise, pode-se levantar uma discussão sobre o modo de enxergar o que se passa ao redor de cada indivíduo, as situações que ele enfrenta, as pessoas ou “coisas” que ele deixa de ver porque não presta atenção nos detalhes à sua volta. Desta maneira, o senso crítico em relação ao cotidiano é criado, e uma nova maneira de se enxergar a sociedade em que vivemos pode ser despertada.

Esta atividade pode ser utilizada também com objetivos diferentes, mais específicos. Um exemplo seria o registro dos imóveis históricos que um local possui e a discussão em classe dos fatos históricos e importância de cada imóvel para aquela sociedade; ou ainda, o registro fotográfico das várias culturas locais, para posteriormente, discutir em classe as influências que a cultura local recebe das culturas exteriores.

Nenhum comentário: