quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Desenvolva sua atividade...

Para facilitar a construção de atividades práticas sobre mídia-educação, podemos utilizar seis questões que foram mostradas em classe pela pós-doutora em Mídia Educação e docente do curso de Jornalismo da U$C, Alexandra Bujokas.

Aqui, vamos apresentar as questões respondidas. É o início de uma proposta de atividade envolvendo fotografia. Lembrando que essas questões podem ser utilizadas para montar um perfil de atividade para qualquer tipo de mídia.
Vamos à elas:

1 – Quais públicos potenciais podem ser alvo de um projeto de mídia-educação?
Pessoas que gostam ou trabalham com fotografia, estudantes do ensino médio ou universidades.

2 – Quais conceitos e habilidades podem ser ensinados para esse público?
Análise crítica e seleção do que será registrado; despertar o senso crítico.

3 – Como esse conceito pode ser transformado em uma atividade educativa?
Através da utilização de máquinas fotográficas, cada indivíduo deve registrar o seu cotidiano.

4 – Quais técnicas pedagógicas podem ser usadas para estudar esse conceito?
A análise de um conjunto de fotografias através de seu conteúdo, enquadramento e técnica fotográfica utilizada.

5 – Quais habilidades são requeridas para aplicar esse conceito em situações concretas?
Saber analisar, interpretar e registrar cada momento.

6 – O que eu posso fazer para exercitar essas habilidades na atividade que estou planejando?
- explicar o que é fotografia para que os envolvidos entendam seu conceito;
- analisar algumas imagens para que eles aprendam a interpretar cada ícone da foto;
- utilização das máquinas fotográficas, sempre com anotações do uso de velocidade e abertura do diafragma, pois dessa maneira pode-se analisar cada fotografia procurando sempre aperfeiçoar a técnica.


Espero que estas questões possam ajudar na construção de atividades que levantem o questionamento e análise da relação dos meios de comunicação com a educação.

E claro, aguardo seu comentário no blog e sua sugestão de atividades!!!

Um comentário:

Alexandra Bujokas disse...

Oi Caio, vejo que você está sabendo se apropriar do conteúdo da aula, aproximando referências gerais aos sues propósitos de produção. Muito bom! Em relação à proposta de atividades, a idéia de partir das perguntas-chave e depois propor a atividade com a fotografia foi muito boa. Eu apenas sugiro que as perguntas venham primeiro, depois você sugere a atividade com as fotos e, por fim, discorre de que modo a atividade sugerida se relaciona com as perguntas. Assim, até mesmo as pessoas que não têm familiaridade com o assunto terão mais chances de captar o espírito da coisa. De resto, seu blog ficou realmente muito bom. Abs, Alexandra